fbpx

Cirurgia de Catarata

cirurgia de catarata é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular. O único procedimento ou tratamento disponível para a catarata é a cirurgia.

Existem diferentes tipos de catarata sendo a senil a mais frequente e a que está relacionada com o envelhecimento afetando, habitualmente, o idoso. Os outros tipos de cataratas são: a congenita, a subcapsular (posterior e anterior), a cortical, a nuclear,  a traumática, entre outras, embora menos frequentes também possuem uma importante incidência na população.

Nem todas as cataratas possuem indicação cirúrgica (necessidade de realizar cirurgia) como por exemplo, a catarata inicial. O médico oftalmologista, baseado nos exames oftalmológicos, entre outros dados, deve decidir juntamente com o paciente a necessidade de cirurgia ou quando operar a catarata.

A cirurgia da catarata é das técnicas cirúrgicas oculares que mais se tem desenvolvido no mundo.

Facoemulsificação

A cirurgia de catarata por facoemulsificação consiste num procedimento cirúrgico que permite a extração (“aspiração”) da catarata através de ultrassons (veja imagem).

Facoemuslsificação

Esta tecnologia utiliza ultrassons de alta precisão para emulsificar o núcleo, facilitando a extração da catarata. 

A cirurgia de catarata por ultrassom (facoemulsificação) oferece enormes avanços o que a torna, substancialmente, diferente da cirurgia de catarata tradicional.

A cirurgia é feita através de ultrassons de alta precisão, sem abertura corneana, transformando a operação de catarata num processo refrativo, oferecendo aos doentes excelentes resultados visuais e refrativos, tudo apenas num tratamento, tornando o doente menos dependente de óculos. Além disso, uma série de outros aspetos caracterizam a cirurgia por facoemulsificação, designadamente a alta precisão, previsibilidade e reprodutibilidade, tornando esta intervenção cirúrgica mais segura.

São inúmeras as vantagens da facoemulsificação na operação de catarata, entre elas a capacidade de utilizar instrumentos cirúrgicos dentro do olho, com um diâmetro inferior a um milímetro, incapazes teoricamente de induzirem astigmatismo corneano.

Lente intra-ocular na cirurgia de catarata

Na cirurgia de catarata por facoemulsificação, após retirado todo o cortex e o núcleo cristaliniano procede-se ao implante de uma lente intra-ocular (LIO) no lugar que, anteriormente, era ocupado pelo cristalino, mais propriamente dentro do saco capsular.

Essa lente intra-ocular possui uma determinada potência, calculada nos exames pré-operatórios (biometria) e que substitui os óculos para a distância de longe em alguns casos. Se forem usadas lentes intra-oculares especiais (premium), bifocais ou trifocais, o doente pode até ficar independente do uso de óculos em todas as distâncias, de perto, intermédio e longe com resultados ótimos e previsíveis.

Atualmente, existem vários tipos de lentes para cirurgia de catarata, tendo cada uma determinada indicação mediante as condições do olho, preferência do doente e indicação do médico oftalmologista.

As lentes podem corrigir, em simultâneo, a visão de perto e de longe, o astigmatismo ou simplesmente restituir a visão que o doente tinha antes de desenvolver cataratas.

Olá, posso ajudar?